domingo, 27 de abril de 2014

Sartre: uma reflexão...

Oi pessoal!
Aqui vai uma frase do filósofo Sartre para refletirmos...
O que vocês pensam sobre isso? Alguém concorda com Sartre?


7 comentários:

  1. Talvez o fio da vida possa vir a nos demonstrar que o olhar da filosofia sartriana venha a ser limitado sobre a definição do que é a vida. Quando o pensador apresenta que viver é se equilibrar entre escolhas e consequências é possível estabelecer uma relação com uma Lei da Física, um pouco recente em minha memória, que é a Lei da Ação e Reação. Para toda ação há uma reação e vice versa. Assim como para toda escolha há um consequência, previsível ou não, dependerá sempre do olhar daquele que a vivencia. Há coisas que podemos controlar e prever as consequências, mas também existem situações que não podemos controlar, logo discordaria que o conceito de vida se limita em equilibrar-se somente em escolhas e consequências. A vida vai muito mais...além!!! Assim como o imprevisível e o incontrolável sempre aparece, a sugestão a ser aprendida por cada um de nós é a de saber equilibrar-se dentro das circunstâncias vivenciadas no aqui/agora através da espontaneidade, jamais deixando de ser quem somos, não negando-nos a nós mesmos a essência de nossa identidade.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, filósofo nato! Primeiramente tenho que dizer que adorei suas colocações! Também penso que a vida seja mais que um equilíbrio, embora a constante busca por esse equilíbrio seja necessária. Mas devemos ousar, ousar muito. Sair da caverna e enxergar o mundo, pois muitas vezes vemos o comum; e ver o comum não nos melhora. Os que encontram o sucesso, são os que percebem o diferente, e mais do que isso, SE TORNAM PESSOAS DIFERENTES, e em consequência, SE DESTACAM. E vivem.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão pelas palavras, Gabriela.
    É preciso sair da caverna todos os dias. Pousar os olhos sobre o céu, enxergar as novas nuvens que situam-se sobre nosso teto natural. É preciso questionar as coisas que pensamos, as coisas que os outros pensam, o mundo, é preciso conhecer, se conhecer, desvendar! É preciso, com o passar dos anos, aprender que é justo não achar muitas respostas em nossas indagações. Para as não respostas, devemos aprender a tolerar e acima de tudo respeitar aquilo que diverge e não é o que somos, afinal, no universo, a nossa existência é apenas uma dentre outras...

    ResponderExcluir
  4. viver é aprender. para mim é uma lição que Deus nos deixou para descobrirmos o sentido de tudo e da vida .Poder fazer nossas escolhas seja elas certas ou erradas, pois é errando que crescemos e aprendemos a arte de viver.Viver é saber aproveitar, ter a certeza do hoje e do agora. É poder dizer eu amo minha vida .A vida que Deus me deu.Sou uma sonhadora, mas enquanto eu viver quero sonhar auto e voar como uma águia.beijos que você possa nos fazer pensar cada vez mais.Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Rosi, estou admirada! Você está muito filósofa e eu estou amando isso!! Ah, e não venha me dizer que filosofia é coisa de maluco, hein!! Beijos, minha fofa!

    ResponderExcluir
  6. a felicidade nunca será uma vergonha! ela está ao seu lado, basta você querer.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza a vida e um equilibrio sempre estamos equilibrando, pois depois das nossa escohas vem as consequencias..

    ResponderExcluir