domingo, 20 de abril de 2014

Quem é a Tia de Filosofia?

Olá!!!

 Oi gente, tudo bem com vocês? Meu nome é Gabriela, e sou professora de Filosofia. Sei que muita gente encara a Filosofia como algo chato, sem sentido, coisa de maluco. Numa visão mal interpretada é mesmo. Mas costumo dizer aos meus alunos iniciantes que Filosofia pode ser algo muito prazeroso e até divertido. Como surgiu a ideia do Blog? Simplesmente observando outros blogs e sentindo a necessidade de divulgar mais meu trabalho. Com apenas uma aula por semana em cada série, fica difícil para os pais dos alunos conhecer melhor o funcionamento de uma aula de Filosofia. A ideia também partiu de uma pergunta da mãe de um aluno "Acho tão legal meu filho ter aula de Filosofia, mas não faço ideia de como ele aprende Filosofia. O que você faz, professora??". Outro objetivo do blog é criar parcerias e divulgar empreendedores da Cidade de São Lourenço.

 E o nome? 

 Depois de ser regente por 2 anos para alunos do 2ºano do Ensino Fundamental I, fui convidada a lecionar Filosofia. As crianças pararam de me chamar de Tia Gabriela e passaram a me chamar de TIA DE FILOSOFIA. Fofo, não? Elas me encontram na rua e dizem aos pais "Olha a Tia de Filosofia!". Adoro.

Sou formada em quê?
O que faço?

 É com prazer que respondo que fiz Magistério (na mesma escola particular que leciono). Após o Magistério, resolvi mudar de rumo e decidi fazer faculdade de Administração (de empresas) na cidade em que moro. Adorei o curso de Adm e indico a quem me pergunta, é um ótimo curso. Comecei a trabalhar nessa área administrativa assim que iniciei a faculdade (numa recauchutadora e depois numa renomada empresa de planos de saúde). Num belo dia, fui chamada pela diretora (Ir.Elza querida) da escola (em que estou atualmente)para dar aula como regente de turma. Sempre gostei de desafios profissionais e não relutei. Comecei logo no ano seguinte e já ingressei numa pós-graduação em Educação, pela Rede Pitágoras. Essa pós foi tudo de bom, a melhor que já fiz. Sensacional mesmo. Durou 2 anos e nesse tempo viajamos muito, pois cada encontro era em um cidade diferente: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Varginha...Quando terminei, a mesma diretora me convidou a lecionar Filosofia para o 1º ano do Ensino Médio e Ensino Fundamental II. É claro que não pensei duas vezes e topei mais esse desafio. Fui correndo fazer uma pós-graduação em Filosofia. A cidade escolhida para a pós foi Varginha. No ano seguinte, recebi outro convite: deixar a regência e lecionar "SÓ" Filosofia, do 1ºano ao 9ºano. Convite mais que aceito. No começo, assumo que senti medo, mas coloquei o medo pra correr rapidinho!! Ingressei, finalmente, na faculdade de Filosofia. Aproveitei o ânimo e encarei mais uma pós, só que agora numa área digamos mais ousada: Gestão Escolar. Pelo que me lembro, conclui essa pós no mesmo ano que concluí a Filosofia. De lá pra cá, fiz e faço outros cursos "menores" e vários a distância, que adoro! Principalmente os da FGV, que são excelentes.

 E hoje? 

 Continuo, com muito orgulho e alegria, lecionando Filosofia/Empreededorismo e Ética para alunos do 1º ao 9ºano, no Colégio Imaculado Coração de Maria. Leciono Informática Básica, num projeto lindo de Inclusão Digital, na mesma escola. Cuido da parte de Blogs, do site www.cicmalemmar.com. Nesse ano de 2014, comecei a lecionar Filosofia e Sociologia no CESEC aqui na minha cidade e estou maravilhada com a escola. (Lá trabalhamos com jovens e adultos, e tem sido uma experiência extraordinária). Também sou aplicadora de provas dos cursos de pós-graduação EAD, da Rede Pitágoras.

 Bom, este é um breve relato (muitoooo resumidooo) da minha experiência profissional. Espero que tenham gostado. Abraços a todos!!!



        

Visitante número:

14 comentários:

  1. O mundo gira em torno das perguntas e não das respostas ,então devemos fazer perguntas ao invés das respostas , pois são elas que movem o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Acho você uma ótima professora você é carismatica ,e demonstra amor naquilo que faz . parabens !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vc é uma pessoa muito esforçada q corre atrás do seu objetivo.
    Parabéns e q Deus continue te abençoando sempre.
    Bjooos!
    Paula Marques

    ResponderExcluir
  4. Nossa diante desse aprendizado todo meus parabéns Tia de Filosofia nota mil beijos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo esforço e coragem.Gostei muito de seu blogger.Continue sendo essa pessoa maravilhosa que você é.

    ResponderExcluir
  6. Que legal!Tive o privilégio de ter aula de computação com você, conhecer um pouco mais do seu trabalho e também ter aula de filosofia com você no cesec. .Você é 10! você merece tudo de bom.Embora para mim filosofia continua sendo coisa de maluco.Não consigo entender.k.k.k beijos

    ResponderExcluir
  7. Gabriela, você é uma menina muito especial. Achei muito legal, esta coragem que você tem de enfrentar o novo.Uma coisa que para mim ,sempre foi dificil.Isto mesmo menina !Você vai longe,pois além de você ser esta pessoa carismática,bonita,paciente é também muito inteligente. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi eu acho você muito sabia sua profissaô ê muito ;importande que Deus continue lhe prodegendo a cada momendo sua vida vc ê uma pessoa abençoada por nossa senhora a virgem Maria que os anjos esdeja no seu caminho dodo momendo um abraço de sua aluna joanabbbbbbbbbbbbb

    ResponderExcluir
  9. É notável saber que há mais uma pessoa de grandeza ,caráter ,humildade,inteligência e outras qualidades.você não cresceu no tamanho,más tem um coração enorme,

    ResponderExcluir
  10. vc e uma pessoa muito meiga,simpatica,obrigada por tudo pela paciencia que vc tem com todos nos,vou ficar com muita saudades,vc e uma pessoa muito especial..bjss

    ResponderExcluir
  11. Queridos, não mereço tantos elogios! Mas fico contente pelo carinho de vocês! Sintam-se abraçados!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabriela, sou acadêmica de Filosofia na UENP em Jacarezinho-PR, gostei muito do seu blog, você realmente é muito esforçada. Percebe-se que ama o que faz. Parabéns, tudo de bom pra ti. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thais! Respondo com apenas 2 anos de atraso rsrs
      Espero que já esteja formada e feliz em sua profissão!!! Abraços dá colega aqui!!!

      Excluir