segunda-feira, 21 de abril de 2014

"Popozuda": pensadora contemporânea?

Oi pessoal! Tudo em paz?

Um dos assuntos mais comentados do momento é a tal questão que um professor (de uma escola pública do Distrito Federal) colocou numa prova de Filosofia:


Quando ouvi alguns professores comentando essa questão, fiquei chocada. Mas até então, eu não tinha visto nada pela TV, até que assisti uma reportagem e entendi melhor...

Bom, vamos lá! A princípio, saio em defesa (em partes) do professor; que por sinal, teve todo apoio do diretor da escola na qual trabalha. Por que defendo? Porque por trás de toda questão que um bom professor faz, tem um fundamento e uma contextualização; que foi o caso desse profissional (pelo menos, o percebi assim). O lado negativo, que não defendo, é a forma que ele criou o enunciado da questão "PENSADORA CONTEMPORÂNEA???". Não gostei disso, achei "pesado" demais. Ela é cantora. Acho que outras pessoas merecem o título de "pensadores contemporâneos".

Vi uma reportagem no site da rádio CNB, e um professor fez um comentário ótimo. EU CONCORDO MUITO COM ELE. Veja:

“Não vejo nenhum problema em usar trechos de músicas ou poemas em provas. Por outro lado, eu faria algumas restrições ao chamar a funkeira de grande pensadora, já que esse tipo de título deve ser dado a pessoas que tenham dado alguma contribuição significativa à produção seja musical, teatral ou no campo acadêmico. Chamá-la de grande pensadora parece um exagero”, afirma Hércules, professor da faculdade de educação da Universidade de Brasília.

Durante a aula de Filosofia, com alunos do 9º ano, resolvi fazer um juri, para pensarmos e debatermos mais sobre essa questão, porém o objetivo principal dessa atividade foi despertar a importância de saber argumentar.

E vocês, o que pensam sobre isso?
E vocês alunos, o que acharam da aula? 

Fotos:







8 comentários:

  1. penso que isso nao é certo porque esse estilo de musica não é um dos melhores, por influenciar as pessoas a fazer coisas erradas,no caso brigas!!Se o professor quer causar polêmica ou não isso não vem ao meu interresse,mais acho que ele poderia pensar por esse lado.Com tantas brigas acontecendo nas escolas,ele só influencia a mais violencia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Luiz, tudo bem? Obrigada pelo comentário! Continue visitando o blog! Abraços!

      Excluir
  2. Bom Dia Gabriela!!
    Apesar de no debate em sala eu ter deposto contra (por não ter escolha), continuo mantendo minha opinião de que o professor esta certo, filosofia na minha opinião é uma matéria para ser debatida sempre, sobre diversos assuntos, funk é um estilo de música muito polêmico hoje em dia, ja trouxe mortes(como a do cantor Mc Daleste), e muitas confusões,concordo que há vários outros grandes pensadores que mereciam o destaque na prova,mais talvez por serem considerados grandes,não teriam causado tanta polêmica quanto a questão da cantora.Durante o programa "Encontro"da apresentadora Fátima Bernardes a cantora Valesca Popozuda disse algo que me chamou atenção:"Talvez se fosse uma MPB ou coisa do tipo não teria causado tantas polêmicas assim, mais por ser funk,deu essa repercussão toda", concordo plenamente com ela,apesar de eu não curtir muito o funk, acho que o funk tirou muita gente da pobreza, e sustenta muitos MC's por aí.Acho que ao invés das pessoa darem tanta importância para uma questão de prova, deviam se preocupar mais em votar em políticos direitos para construírem um país melhor!!! Obrigada pela atenção! Aluna Lívia Reis do 9º B do Colégio CICM!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lívia, tudo bem minha querida? Primeiro parabéns pelo comentário bem fundamentado! Gostei demais! Sobre o debate em sala, o foco foi mesmo a persuasão, pois pedi argumentos, independente da opinião pessoal. Mas como quis saber a real opinião de vocês, pedi os comentários aqui! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. na minha opiniao,eu acho natural as pessoas se expresarem assim,mas tambem concordo q foi exagero ´pensadora contenporanea`para um pessoa praticamenti sem cultura.

    ResponderExcluir
  5. Eu questiono sempre essa questão de baixar a cultura ao nível do interesse das crianças e adolescentes ao invés de elevar o interesse deles ao nível da cultura. Por esse caminho, estamos baixando o nível cultural de nosso país e achei que essa questão do enem foi emblemático e ilustra muito bem essa baixa a que nosso país está sendo submetido ha anos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog Gabriela, muito bacana a iniciativa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas contribuições no blog, Juliana e Janaina! Abraços!! Voltem sempre aqui!

      Excluir